sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lista de objetivos financeiros para 2012


Mais uma vez, inspirada pela blogosfera, aqui vai a minha lista de objetivos financeiros para 2012. Depois digo que tal está a correr!

Em 2011 fizemos grandes avanços. Começámos quase no 0, e graças a alguma poupança e vários extras que fui fazendo (e oportunidades que tive - de nada serviria a vontade de trabalhar mais, se não houvesse onde), cumprimos o nosso primeiro grande objetivo - o fundo de emergência. O fundo de emergência, cumprindo as orientações mais correntes, consiste no valor que gastaríamos em 6 meses, e só deve ser utilizado para - isso mesmo - emergências! Problemas de saúde, desemprego, necessidades urgentes... e claro, a ideia é voltar a repor o nível logo que possível. Mudei recentemente o nosso de aplicação - o essencial é que seja algo que dê algum juro, para não perdermos dinheiro com a inflação, mas que seja seguro e possa ser mobilizado a qualquer momento sem perdas demasiado elevadas. O nosso está aqui.

O passo seguinte, para nós, é acabar de pagar o carro - a única dívida que temos, de momento. E é esse o nosso objetivo n.º1 para 2012. (estamos a caminho!)
Com a ideia de comprar casa, por de lado algum dinheiro para as despesas de aquisição e mobilar a casa torna-se essencial. É esse outro dos nossos objetivos para 2012 - se calhar, ex aequo com o anterior.
Por fim, o boguinhas está mesmo a dar as últimas, e se trocarmos de casa iremos para mais longe. Trocá-lo por um carrinho mais novo, em segunda mão, a diesel, não deve passar deste ano. Também temos que poupar para isso. Se possível, sem mexer muito no fundo de emergência.
E para isso tudo, um objetivo de processo - temos poupado quase só os extras. Todos os meses, ou quase, há motivos para gastar a mais - sejam despesas com os carros, com a saúde, ou idas a congressos. Tenho que me disciplinar mais e tentar por de lado 15% 10% (depois de fazer contas à vida achei que 15% era impraticável) do nosso rendimento logo no início do mês.

Ou seja:
- acabar de pagar a carrinha.
- poupar para as despesas com a casa.
- poupar para trocar o boguinhas.
- por de lado 15% 10% do nosso vencimento no início do mês (e tentar não lhe mexer no fim do mês!).

Já não estamos na estaca 0, mas são objetivos muito exigentes. Com a possibilidade de haver bebé a caminho em 2012/13, a coisa poderá ficar ainda mais difícil. Mas já antes conseguimos coisas que não achava serem possíveis, por isso, se tudo continuar a correr bem, sem grandes imprevistos e algumas boas surpresas, talvez consigamos!

E vocês, quais são os vossos objetivos financeiros? Podem ser mais e mais pequenos, ou menos e maiores. Alguém quer responder ao desafio?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários ajudam a alimentar este blogue. Obrigada por partilhar as suas opiniões.